A Paróquia

Somos uma paróquia católica. A construção da Igreja iniciou em 08/12/1851, sendo inaugurada em 08/12/1858, e erigida como paróquia em 01/05/1889. No ano de 2012 recebeu um restauro completo. Barroco Colonial tardio com traços de Neoclassico.

Nossa missão é Evangelizar: tornar Jesus Cristo conhecido e conduzir as pessoas à se encontrarem com Ele.

Nossos valores são os do Evangelho: ensinamentos de Jesus Cristo: amor a Deus, a si e ao próximo.

Nossa visão: ser um oásis de paz no centro da capital

Como iniciou nossa história:

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição é a única igreja de arquitetura luso brasileira do século XIX que ainda resta em Porto Alegre. Sua construção iniciou em 08/08/1851, quando dona Rafaela Pinto Bandeira fez a doação do terreno, com o desejo de que nele se construísse uma igreja dedica a Virgem Maria. Na Catedral Metropolitana, Nossa Senhora Madre de Deus, havia, em uma dos alteres laterais, uma belíssima imagem da Senhora da Conceição que era venerada pela Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, formada por imigrantes portugueses. Estes levaram a cabo a construção da Igreja, no terreno doado por Dona Rafaela. No dia 08/12/1851 em uma procissão solene a imagem da Senhora da Conceição foi levada ate o local no qual se fez a bênção da pedra fundamental. Após grandes esforços da comunidade portuguesa, em 05/12/1858 a igreja estava praticamente pronta, sendo inaugurada e abençoada pelo padre Vigário da Igreja do Rosário, José Inácio de Carvalho Freitas. Já em 08/12/1858 aconteceu o translado oficial da imagem da Senhora da Conceição para a sua nova casa.

No entanto, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição estava aos cuidados da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, sendo elevada a Paróquia somente em 03/05/1889. Sendo assim a terceira Paróquia mais antiga da cidade de Porto Alegre.