Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre, RS

Av. Independência, 230 - Centro - 90035-070 - Porto Alegre - RS

(51) 3224-0622

igrejaconceicao@igrejaconceicao.org.br

Notícias › 19/11/2020

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 promove encontro de formação em dezembro

CFE-2021-oylwj3bkeg8pkq6p3y1xg53tikboocp3uxqvjn0fi0

De 1 a 3 de de dezembro, com transmissão ao vivo na página do Facebook e no canal do youtube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021, sempre às 19h30.

Realizada, em média, a cada 5 anos, a CFE, no ano que vem, tem como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, (Ef. 2,14). A campanha é uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob a premissa do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus.

Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, que acompanha pela entidade a preparação desta campanha ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic), o grande tema que proposto é o diálogo. O padre aponta que a CFE convidará ao diálogo como compromisso de amor num cenário marcado por polarizações, ódios, ausência de escuta, individualismos imperialistas e indiferença, somos convidados a recuperar nossa capacidade de relação, tolerância, amorosidade e fraternidade.

“Esta campanha nos convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”, disse.

Participação e metodologia

A formação se destina à preparação de agentes das Igrejas Cristãs que integram o Conic que vão multiplicar a campanha da fraternidade em diferentes realidades. Temas como o contexto desta campanha, o diálogo como estilo de vida para um mondo novo, comunicação não violenta, a participação de outras igrejas, os discípulos de Emaús e Carta de Efésios serão aprofundados ao longo dos três dias. A formação, em cada dia, contará a seguinte metodologia: acolhida, palavra de fraternidade, primeira e segunda partilhas, interação com os participantes, gesto concreto e bênção do dia.

A formação contará com o aprofundamento do padre Paulo Renato Campos, assessor político da CNBB, pastora Sônia Mota, do Cese, padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, pastor Eliel Batista, representante da Igreja Betesda, Janaina Gonçalves e Lucília Dias Furtado, analista de pastoral. Pastores e pastoras, padres e bispos das Igrejas que integram o Conic também participam desta formação.

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

NewsletterFique por dentro das novidades

X