Especificamente, esta é, em geral, a primeira catequese que a criança frequenta. Deve ser uma verdadeira iniciação, no sentido de acolhida, de expressar a alegria de pertencer à Igreja e de não discriminar a situação na qual se encontra cada catequizando. Todos são bem-vindos. Alguns chegarão com maior vivência e conhecimento do cristianismo, outros quase nada saberão. Seja o catequista muito paciente ao perceber que vários ainda precisam conhecer os elementos fundamentais da fé. Não se deve considerar nada como pressuposto, pois, atualmente, poucas famílias iniciam suas crianças na fé.
O querigma para essas crianças depende muito da postura do catequista que testemunha, sobretudo com atitudes e gestos, a alegria de seguir Jesus e a pertença eclesial. A criança precisa conhecer pessoas que expressem a beleza de seguir Jesus Cristo. Ela, assim, será estimulada a procurar Jesus e a se interessar em saber mais sobre a vida do Salvador.
Aqui é preciso ensinar o sinal da cruz, as orações Pai-nosso, Ave-Maria e Creio (embora o Creio será aprofundado na Eucaristia 2). As crianças aprendem a encontrar os textos na Bíblia e a ler a Sagrada Escritura como fonte de vida. Tudo é novo, requer cuidado e respeito à caminhada de cada criança, bem como ajuda através do atendimento personalizado.
Todos os encontros destacam o Batismo, pois a criança já recebeu este sacramento. Agora ela vai conhecer o que significa ser filha de Deus, membro da Igreja de Cristo, viver em uma família cristã.
Recorde-se o catequista que esta etapa inicia com a catequese sobre a criação de Deus, como sugere Santo Agostinho. Em seguida, aborda a situação de pecado que entrou no mundo e a renovação da aliança com Noé. Segue para o Novo Testamento para apresentar Maria, o nascimento de Jesus, sua vida pública, sua morte e ressurreição. O caminho é feito gradual e progressivamente, à medida que os encontros se desenvolvem. Ao se abordar do episódio dos discípulos de Emaús, inicia-se uma nova fase do caminho: “explicar as Escrituras”, como Jesus fez. Volta-se ao Antigo Testamento, desde Abraão até os profetas, culminando na vinda do Messias. Os encontros sobre o Antigo Testamento têm como meta mostrar que Jesus é a plenitude da revelação de Deus.
A fé cristã é trinitária. No percurso da catequese, reflete-se sobre as três pessoas da Trindade. Nesta etapa, o destaque é dado a Deus Pai.
Para poder apresentar bem cada parte do texto bíblico, sugere-se que o catequista leia antecipadamente os capítulos bíblicos referentes a cada encontro. Algumas vezes, é preciso ler vários capítulos para entender o sentido daquela parte da História da Salvação. Evite-se, porém, apresentar para as crianças situações conflitantes e de difícil compreensão para a nossa cultura. O foco é mostrar como tudo converge para Cristo. Quando crescer, a criança poderá conhecer outros desdobramentos destes textos, no entanto a essência da revelação é dada agora. Perceba o catequista que foram escolhidos textos narrativos, que contam uma história, com personagens e ações que merecem atenção. O estilo narrativo é o mais adequado para as crianças memorizarem os conteúdos da fé cristã.
Nessa etapa da formação, realiza-se a entrega da Bíblia – Palavra de Deus, do Pai-nosso, do Terço, da Lei ( os dez mandamentos). Como celebração conclusiva do ano, renovam-se as promessas do Batismo. Caso existam crianças não batizadas na catequese, a ocasião mais adequada para serem batizadas é a celebração de conclusão do ano, quando seus colegas renovarão as promessas batismais. Observe-se que, conforme o planejamento proposto por este texto-base, as celebrações seguem imediatamente os encontros que tratam de temas semelhantes ao que nelas será celebrado. Cuide-se para que os catequizandos sejam preparados anteriormente, a fim de bem entenderem o sentido do momento celebrativo.
Características Gerais
a. A iniciação eucarística é realizada em duas etapas, em dois anos consecutivos ( de março a novembro).
b. Crianças com 9 anos (completos no ato da inscrição) participam da etapa da Eucaristia 1. As crianças que completarem esta etapa seguem para a etapa de Eucaristia 2.
c. Crianças que iniciam a catequese com mais de 12 anos devem ter atendimento específico (montar turmas com catequizandos da mesma idade ou idade aproximada) e até mesmo personalizado.
d. Cada etapa terá aproximadamente 28 encontros, em função dos feriadões, neste ano de 2018 alguns encontros serão suprimidos.
e. Os encontros de catequese estão propostos para terem a duração de uma hora e trinta minutos. Os encontros são semanais e se preveem algumas semanas de férias em julho, de acordo com o calendário. Caso o catequizando falte um encontro deverá recupera-lo com um acréscimo ou adiantamento de 30 minutos no encontro seguinte, a ser combinado com a catequista. No entanto, se ele faltar mais de três vezes ao longo de um ano de catequese será convidado a parar o processo e recomeçar no ano seguinte.
f. A metodologia consiste da Leitura Orante da Palavra de Deus, por facilitar ao catequizando o encontro com Jesus Cristo. O método é de inspiração catecumenal, integrando catequese, liturgia, conversão de vida e inserção na comunidade eclesial.
g. Durante o ano catequético, crianças e familiares serão convidados a participarem de celebrações na comunidade. As celebrações são parte indispensável do processo catequético. Caso um catequizando falte uma dessas celebrações será notificado e na segunda incidência será convidado a parar o processo e recomeçar no ano seguinte. Seja a família esclarecida no ato da assinatura do termo de compromisso.
h. São propostos, em cada etapa, no mínimo, dois encontros com os familiares, durante Eles são coordenados pelo catequista, têm a participação dos catequizandos e neles se adota a mesma metodologia dos encontros de catequese. O objetivo é aproximar toda a família da comunidade paroquial.