Palavra do Pároco › 10/03/2020

De aprender,
De se divertir
De sorrir,
De tomar banho de chuva,
De adoecer,
De se curar,
De Viajar,
De tagarelar,
De Silenciar,
De Envelhecer,
De se Santificar
De adormecer,
De morrer,
De Ressuscitar (Cf Ecle 3, 1-13)

Na sua vida é tempo de quê? Estamos voltando do período de férias, tempo propício para o descanso, para o ócio sagrado, no qual as nossas forças se refazem, nosso coração passa mais tempo com quem amamos, nossos olhos vislumbram paisagens inauditas, ou se já vistas, agora contempladas de maneira única. Nossos lábios riram mais, nossos ouvidos se preservaram das buzinas. Neste tempo saímos da rotina, quebramos as regras, vivemos buscando a brisa – e quem ficou em Porto Alegre, ou melhor, no “Forno Alegre” sabe bem o valor de uma brisa nestas bandas – ela embalou nossos cabelos, refrescou os nossos rostos. Sentimos nosso interior se refazer e desta ação também os nossos corpos retornam mais morenos do sol, da praia, das escaladas, das caminhadas. Bendito seja Deus que nos proporcionou o tempo de férias, de shabbat, de descanso.

Vivemos as férias e nossa centenária casa permaneceu imóvel, dourada, com suas portas abertas acolhendo turistas, sendo renovada pelas pinturas, reformas, limpezas. Aguardando que seus filhos legítimos retornassem para aqui lhes contar por onde andaram, o que experimentaram, para ouvir seus agradecimentos e os pedidos para este novo ano, que no Brasil sempre inicia depois da Quarta-feira de Cinzas.

E nós, o jovem pároco, guardião da centenária casa, filho amado de Nossa Senhora da Conceição, com ela aguardávamos ansiosamente pelo teu retorno. Sim, o teu retorno! Tu és filho legítimo e amado de Nossa Senhora da Conceição, esta é tua casa. Estávamos te aguardando para
vivermos um novo ano juntos, como família de fé.

Te apresentamos o primeiro informativo do ano. Com ele vivemos um tempo de recordar, especialmente da nossa novena e solenidade, mas também dos principais acontecimentos do final do ano de 2019. Esperamos que tu gostes.

Agora, também tive minhas peripécias: fiz uma cirurgia de retirada da safena da perna direita – e de mais algumas varizes na direita e na esquerda, coisa de família – que segundo o médico em 15 dias já estaria tudo normal. Não é que essa brincadeira originou uma trombose e do
dia 24 de janeiro até o dia em que escrevo essas linhas, já em início de março, estamos caminhando com muletas, pois o tornozelo permanece inchado. Bendito seja Deus que me deu amigos, paroquianos que me acolheram e cuidaram, uma vez que não podia subir as escadas da casa
paroquial e precisava de ajuda para os curativos, banho e etc.

Na vida há tempo para tudo! Para plantar e colher, as vezes para arrancar o que nos faz mal, para depois semear uma nova semente. Estamos na quaresma, o retiro espiritual dos cristãos, lembramos que somos pó, a brevidade da vida, com Jesus vamos ao deserto: ao silêncio, à solidão,
para lá com Deus e nós mesmos encontrarmos o que precisa ser arrancado, melhorado, modificado.
A Santidade é um contínuo cultivo do nosso coração, do nosso interior: sempre podemos melhorar, evoluir, nos santificar, nos assemelhar ao nosso Pai do Céu. A senhora da Conceição é modelo inspirador de quem sabe viver os tempos e as etapas, usufruindo ao máximo de cada um. Vamos lá?!

Pe. Fabiano Schwanck Colares