Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre, RS

Av. Independência, 230 - Centro - 90035-070 - Porto Alegre - RS

(51) 3224-0622

igrejaconceicao@igrejaconceicao.org.br

Notícias › 20/08/2019

Três anos atrás, a instituição do Dicastério para os leigos, a família e a vida

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422-1

Passaram-se três anos desde a publicação da Carta Apostólica “Sedula Mater”, sob a forma de Motu Proprio, com a qual o Papa Francisco instituiu o Dicastério para os leigos a família e a vida.

Carta apostólica “Sedula Mater”

“A Igreja mãe cuidadosa – lê-se no texto – sempre, ao longo dos séculos, seguiu e cuidou dos leigos, da família e da vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso pela humanidade”. “Façamos com que os Dicastérios da Cúria Romana se conformem prontamente com as situações do nosso tempo e se adaptem às necessidades da Igreja universal. Em particular, o nosso pensamento dirige-se aos leigos, à família e à vida, aos quais queremos oferecer apoio e ajuda, para que sejam testemunhas ativas do Evangelho no nosso tempo e expressão da bondade do Redentor”.

Competências e atividades

O Dicastério – recorda-se no estatuto – é competente “nas matérias que são da responsabilidade da Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, segundo o projeto de Deus e para a proteção e apoio da vida humana”. Entre as atividades específicas do Dicastério, estão as de promover e organizar “conferências internacionais e outras iniciativas relativas ao apostolado dos leigos, aos jovens, à instituição do matrimônio e à realidade da família e da vida no âmbito eclesial, assim como às condições humanas e sociais dos leigos, dos jovens, do instituto familiar e da vida humana em sociedade”. É também responsabilidade do Dicastério animar e encorajar “a promoção da vocação e da missão dos fiéis leigos na Igreja e no mundo, como indivíduos, casados ou não, e também como membros pertencentes a associações, movimentos e comunidades”. Favorece também a abertura das famílias à adoção e ao acolhimento de crianças e aos cuidados dos idosos, fazendo-se presente nas instituições civis para apoiar tais práticas”.

O Dicastério e a Pontifícia Academia para a Vida

O prefeito é o cardeal Kevin Farrell, nascido a 2 de setembro de 1947 em Dublin, Irlanda, e ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978. O secretário é o Padre Alexandre Awi Mello. O Dicastério tem “um vínculo direto com o “Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família”. A Pontifícia Academia para a Vida também está ligada a este Dicastério.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

NewsletterFique por dentro das novidades

X